Os Miseráveis (1935)
País: USA, 108 minutos
Titulo Original: Les Misérables
Diretor(s): Richard Boleslawski
Gênero(s): Drama, História, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
INDICAÇÕES
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme
Oscar de Melhor Edição
Oscar de Melhor Melhor Fotografia
Sinopse:Jean Valjean (Fredric March) é condenado à prisão por roubar pão para alimentar sua irmã faminta e seus filhos. Ele recebe cinco anos, mas seu tempo aumenta para dez quando ele tenta fugir. A prisão é brutal e desumana e quando ele é libertado, ele fica amargo e endurecido pela experiência. Todos o tratam como um condenado, então ele começa a agir como um, até que conhece o santo Bispo de Digne (Cedric Hardwicke).
O Bispo oferece a ele comida e abrigo e é a primeira pessoa a tratar Valjean como um humano e mesmo quando Valjean responde roubando-o, ele ainda o perdoa e diz aos guardas que ele deu a Valjean as placas de prata como um presente e até mesmo joga dentro alguns castiçais valiosos para uma boa medida. O Bispo diz a Valjean que “a vida é dar, não tomar” e Valjean abraça isso como seu credo, transformando completamente sua vida, sempre mantendo os castiçais para lembrá-lo do que o Bispo lhe deu e o que ele deve aos outros em resposta.
Tudo isso contrasta com o Inspetor Javert (Charles Laughton), que Valjean conhece pela primeira vez como guarda prisional. Ao contrário de Valjean, na verdade ele nasceu na classe criminosa, mas decidiu se elevar acima dela abraçando a lei. Seu credo, e ele o repete várias vezes, é “bom, ruim ou indiferente - não é da minha conta, mas da lei ao pé da letra”. Neste filme, ele parece menos obcecado com o fato de que uma vez um ladrão, Valjean sempre será um ladrão, do que com a ideia de que a lei não foi cumprida quando Valjean quebrou a condicional e, portanto, deve ser apreendido para restaurar o equilíbrio da lei. É como se ele atribuísse toda a sua identidade a ser o homem que segue a lei que, quando há alguma irregularidade feita ou graça concedida, ele perde um pouco de si mesmo, algo demonstrado de maneira brilhante e sutil por Laughton.
O filme inteiro - embora atinja todos os destaques do romance - é realmente construído em torno de três momentos de tentação para Valjean e o resultado desses momentos. No primeiro, ele pensa em assassinar o Bispo (até ver seu rosto santo ao luar). Ao se abster, o bispo pode mais tarde perdoá-lo e oferecer-lhe uma segunda chance na vida, em vez de mandá-lo de volta para a prisão por roubo.
O segundo momento vem depois que ele se estabeleceu como um respeitável empresário e prefeito sob um nome falso. Javert a princípio pensa que deve ser Valjean, mas outro homem que se parece com ele é preso. Valjean agora se depara com a escolha de deixar aquele homem tomar seu lugar ou falar. Só quando olha para os castiçais que o Bispo lhe deu é que invoca força moral suficiente para fazer o que é certo.
O terceiro momento chega quando Javert encontra mais uma vez o esconderijo de Valjean e Valjean pretende fugir com sua filha adotiva, Cosette (Rochelle Hudson). Mas Cosette ama Marius (John Beal), um estudante revolucionário que está lutando em uma barricada durante um levante em Paris. Em uma reviravolta única do filme, é sugerido que depois que Valjean tirou Cosette da escola, ele se apaixonou por ela, embora ela o considerasse um pai. Mas, por um breve momento, ele fica tentado a levá-la consigo e deixar Marius entregue ao seu destino. Mais uma vez, ele faz o sacrifício supremo e se aventura na noite violenta para resgatar Marius e temos a cena imortal que todas as adaptações conseguem incluir, com Valjean carregando Marius para a segurança através do esgoto - que parece impressionantemente sujo e atmosférico e é um verdadeiro destaque do filme,
March e Laughton são excelentes. March é um pouco jovem - na casa dos trinta - o que pode ser o motivo pelo qual a linha do tempo é tão condensada do livro. Ele não parece um velho que estaria à beira da morte no final do filme (no filme, ele tem permissão para viver); ele parece muito saudável e até bastante arrojado, mas March traz sinceridade e convicção e consegue fazer a transição de um criminoso rude para um homem de consciência respeitável muito bem. Laughton também é bom. Seu Javert tem um grão de vulnerabilidade. Ele se apega à lei, em parte porque (como acontece no início do filme) sua honestidade é questionada por causa de sua formação. Mas vulnerável ou não, ele continua sendo uma força implacável e as cenas entre março e Laughton são de longe os melhores momentos do filme.
Os outros personagens são diminuídos, como resultado, embora não prejudique a história. Fantine (Florence Eldridge), em particular, sua história quase totalmente encoberta, exceto que ela quer estar com sua filha, Cosette. A única evidência que temos de que ela recorreu à prostituição é o vestido esvoaçante que está usando. Cosette continua sendo a motivação passiva, mas importante, de quase todos os personagens, exceto Javert. Todos estão fazendo algo porque a amam: Valjean, Fantine, Marius. Os Thenardiers estão quase totalmente ausentes do filme e Eponine (Frances Drake) mantém um pequeno papel como secretária de Marius (?), Que tem ciúmes de Cosette, mas ama Marius demais para vê-lo magoado. Além disso, procure John Carradine como o revolucionário Enjolras.
Curiosamente, quase não há música no filme, exceto em momentos dramáticos, como quando Valjean e a criança Cosette fogem de Javert ou quando Valjean carrega Marius pelo esgoto. Mas na verdade aumenta a tensão durante as cenas entre Javert e Valjean ... e eu continuei ouvindo músicas do musical na minha cabeça de qualquer maneira, então não perdi muito.
Vale a pena ver, mesmo que você não seja fã do musical ou do livro; com uma história bem contada e ótima atuação dos dois protagonistas.
Elenco: